Design Thinking

 


O design é a atividade de projetar todo tipo de coisa, e ele pode ser encontrado em todos os ambientes que necessitam de processo criativo. Ele pode estar relacionado a produtos ou serviços e, para isso, conta com um modo de pensar e agir que lhe é característico. É aí que entra o design thinking. 

O design thinking é uma abordagem que pode ser entendida como o "modo de pensar dos designers". Ele é uma abordagem centrada nas pessoas, voltada para a inovação e que se utiliza das ferramentas do design para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades tecnológicas e os requisitos para o sucesso dos negócios. E o que um designer faz? Vê, imagina e desenha:

  • Ver: o que precisa ser feito/problema;
  • Imaginar: pensar em possibilidades para resolver a situação;
  • Desenhar: executar a solução imaginada pensando nas necessidades das pessoas.



  • Componentes do Design Thinking



O design thinking é formado por cinco componentes, basicamente:

1-    Imersão: imersão no problema ou situação a fim de entendê-lo e identificar as necessidades e oportunidades. Pode ser feita por reunião, pesquisas, observação e afins.

2-    Análise: onde se analisa a informação obtida e a sintetiza, a fim de se saber o que se conhece do problema ou situação em questão.

3-    Ideação: onde se elaboram as propostas para o problema ou situação. Geralmente essa parte é feita por meio de um brainstorming.

4-    Prototipagem: é a parte em que as ideias pensadas ganham forma e são testadas. Esse protótipo pode ser um modelo, desenho, ou qualquer outra coisa que consiga comunicar a ideia trabalhada.

5-    Avaliação: é o momento em que se avalia tudo o que foi feito e se pondera sobre os rumos que estão sendo tomados, se estão sendo bons ou se é preciso refazer e replanejar.

             Por fim, vale a pena ter em mente que o design thinking é uma ferramenta que envolve três conceitos muito importantes: empatia, colaboração e experimentação. Empatia para entender as necessidades do outro ao se pensar em uma ideia. Colaboração para levar adiante os projetos. Experimentação para colocar as ideias em prática.


*Conteúdo adaptado da coleção Empreendedorismo e Gestão para Professores do Ensino Médio, publicado pelo Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas SMART

Objetivos e Metas

Matriz FOFA (SWOT)