O que é Empreendedorismo?

 



Cada vez mais em nossa sociedade os termos “empreendedorismo” e “empreendedor” são evocados nas mais diversas situações e circunstâncias. Apesar de ter se tornado um termo muito comum, nem sempre as pessoas sabem o que é o empreendedorismo, ou acham que ele se limita a ter seu próprio negócio, quando a realidade não é exatamente essa.

A fim de tentar compreender o que vem a ser esse fenômeno tão discutido atualmente, podemos conceituar o empreendedorismo como o processo de criação de algo novo ou diferente do que já existe, que agrega valor da perspectiva do mercado ou de um grupo de pessoas, que exige do empreendedor dedicação, esforço, e que pode estar relacionado a riscos financeiros, psicológicos e sociais, cujo retorno é, na maioria das vezes, a satisfação econômica, profissional e/ou pessoal.

Dessa forma, podemos entender o empreender como o processo de construir uma visão para um projeto e trabalhar diariamente para chegar até lá. Seja criando uma nova empresa, ou um novo projeto pessoal ou profissional. Já o empreendedor podemos entender como sendo a pessoa que faz com que as coisas aconteçam, tirando da inercia ações e planos.

Você deve ter percebido que todas essas coisas não se referem unicamente ao processo de se abrir uma nova empresa do zero. Existem diversas formas de se empreender, seja em nossos trabalhos, em nossa vida pessoal, criando projetos sociais e, é claro, começando um novo negócio. O empreendedor é aquela pessoa que tem paixão pelo que faz e que utiliza os recursos disponíveis para transformar o ambiente em que se encontra, aceitando assumir riscos ao colocar em prática seu lado criativo e suas ideias.

De modo geral, podemos dizer que existem três tipos de empreendedorismo: intraempreendedorismo, empreendedorismo social e empreendedorismo de negócios.

·         Intraempreendedorismo: envolve iniciativas de funcionários, dentro das empresas em que trabalham, e com o aval delas, para desenvolver projetos e alternativas produtivas e criativas para a empresa, potenciando seus processos e seus lucros.

·         Empreendedorismo social: tem como objetivo ajudar a resolver problemas sociais, sem buscar lucro (embora ainda assim busque por recursos financeiros para que consiga se manter).

·         Empreendedorismo de Negócios: busca criar novos empreendimentos, resolvendo necessidades dos clientes e visando obter lucro.


*Conteúdo adaptado da coleção Empreendedorismo e Gestão para Professores do Ensino Médio, publicado pelo Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas SMART

Objetivos e Metas

Matriz FOFA (SWOT)